Sustentabilidade - Grupo Econômico Balbo
58478
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-58478,qode-core-1.2,ajax_fade,page_not_loaded,,pitch-ver-1.7, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,grid_1300,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive
 

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Autossuficiente na produção de energia elétrica a partir da combustão do bagaço da cana.
A integração das técnicas agronômicas promovidas em nosso sistema de produção resulta em uma contribuição relevante aos recursos hídricos nas áreas agrícolas. A permanente cobertura do solo nos canaviais com suas palhas ou com as culturas de cobertura durante a rotação, reduz incidência solar, a perda de água por evaporação, além de elevar as capacidades de retenção e de infiltração de água no solo pelo acúmulo de matéria orgânica e pela reconstituição de sua bioestrutura ativa.
A água utilizada no processo industrial e para consumo humano provém de poços artesianos profundos e devidamente outorgados junto ao DAEE e cadastrados na ANVISA.
Em 1986, o Grupo Econômico Balbo deu início a um programa de reflorestamento com árvores nativas brasileiras. Os objetivos principais do projeto são a criação de ilhas de biodiversidade integradas às áreas de cultivo, a proteção dos recursos hídricos e a criação de condições para a multiplicação em segurança da vida selvagem.
O Grupo Econômico Balbo foi pioneiro e negociou créditos de carbono em 2002, quando suas emissões atmosféricas de gases geradores do efeito estufa gerados no processo, são totalmente compensadas em forma de créditos de carbono pela utilização de combustível renovável e geração de energia elétrica, criando créditos de carbono.
Pioneiro no corte de cana crua, atualmente 100% das áreas cultivadas são colhidas sem a prática da queima. Ao mesmo tempo, iniciamos a requalificação e o remanejamento dos colaboradores do campo, que passam a atuar no manejo das áreas agrícolas e em outras funções como operadores de máquinas, motoristas, mecânicos automotivos e outros.
• Fomos reconhecidos pelo Fórum Econômico Mundial como uma das 16 empresas “Campeãs da Sustentabilidade” em 2011.
• Em 2020, o Programa RENOVABIO (Política Nacional de Biocombustíveis), reconheceu as Usinas do Grupo Econômico Balbo (Usina Santo Antonio, Usina São Francisco e Usina Uberaba) como produtoras de Biocombustíveis com a Certificação RENOVABIO, concedida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Entre todas as usinas certificadas que produzem etanol a partir da cana de açúcar, a Usina São Francisco obteve a melhor classificação em eficiência energética.
• O Grupo Econômico Balbo demonstra foco na sustentabilidade ao zelar pela integração das dimensões econômica, social e ambiental de suas atividades, tendo se envolvido com algumas das iniciativas mais relevantes neste sentido:
• Fomos o primeiro empreendimento de grande porte a obter certificação orgânica para produção sucroalcooleira no Brasil e no mundo;
• Mantemos certificações Fair Trade (Comércio Justo) nos padrões Fair for Life (Ecocert /Ecossocial (IBD), Fair Trade USA (SCF), que estabelecem rigorosos padrões de desenvolvimento socioambiental e de comércio justo, beneficiando diretamente os funcionários e a comunidade local através do fundo Fair Trade gerido por um comitê eleito, somente de funcionários.
• Somos membros efetivos e certificados pela UEBT (União para o Biocomércio Ético), assumindo compromissos de suprimento sustentável e Comércio Ético para matérias primas oriundas da biodiversidade e com a conservação da biodiversidade faunística em nossas áreas produtivas;
• A Usina Santo Antonio e Usina Uberaba detém também a certificação BONSUCRO, de produção sustentável de cana, açúcar e etanol;